Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT




Objetivos

De acordo com o artigo 24º n. 2 do Regulamento das Bibliotecas da Universidade do Minho e com o artigo 1º do Regimento do Conselho dos Utilizadores das Bibliotecas da Universidade do Minho)
1. O Conselho de Utilizadores das Bibliotecas deverá pronunciar-se sobre assuntos relevantes relativos à interação dos serviços de documentação com os seus utilizadores, em particular sobre:
a) Regulamentos;
b) Funcionamento;
c) Qualquer outro assunto de interesse para os SDUM que lhe seja submetido pelo respetivo Diretor.
2. O Conselho de Utilizadores das Bibliotecas pronunciar-se-á ainda sobre todos os assuntos para os quais for solicitado.
3. Para além dos pareceres que lhe sejam requeridos, o conselho de utilizadores poderá, por iniciativa própria, emitir recomendações em matérias da sua competência.



Composição

De acordo com o artigo 24º n. 1 do Regulamento das Bibliotecas da Universidade do Minho e com o artigo 1º do Regimento do Conselho dos Utilizadores das Bibliotecas da Universidade do Minho, o conselho é constituido por "8 a 12 membros, representando todos os interessados, designadamente as unidades orgânicas de ensino e investigação, docentes, investigadores, trabalhadores não docentes e não investigadores e alunos."

Membros atuais:
  • Ana Maria Silva Ribeiro
  • Andreia Maria Durães Gomes
  • António Ovídio Marques Domingues
  • Armando Alberto Nova Pinto Almeida
  • Diana Gouveia Amaral
  • Eduardo Jorge Cabral Santos Fernandes
  • Joana Carolina Santos Fraga
  • José António Brandão Soares Carvalho
  • Paulo Jorge Reis Mourão
  • Ricardo Macedo Menna Barreto
  • Tatiana Fernandes Vilaça
  • Tiago Soares
De acordo com o Artigo 2º do regimento/regulamento a coordenação é feita por:
  • Presidente: Paulo Jorge Reis Mourão
  • Vice-Presidente: José António Brandão Soares Carvalho
  • Secretário: António Ovídio Marques Domingues


Linhas Programáticas do Mandato

- reflexão e atualização dos documentos reguladores da ação do Conselho dos Utilizadores das Bibliotecas da Universidade do Minho, em face do enquadramento dos próprios Estatutos da UM em vigor e do Regulamento das Bibliotecas da Universidade do Minho;
- disponibilização de um email institucional e de um link/campo relativo ao Conselho dos Utilizadores no endereço da UM e das Bibliotecas da Universidade do Minho (que, através da gestão pelos membros do Conselho, permita uma interação com as várias comunidades da Universidade do Minho);
- divulgação da finalidade do Conselho junto de todas as comunidades que integram a Universidade do Minho;
- descentralização das reuniões periódicas do Conselho pelas várias Bibliotecas sob a alçada da Universidade do Minho;
- promoção de ações de discussão e reflexão académica em torno de livros com história e de outro material relevante (quer em suporte de papel quer em suporte digital) com todas as UOEI da Universidade do Minho;
- colaboração na promoção da ação editorial das Bibliotecas da Universidade do Minho;
- outras atividades emergentes e propostas pelos Membros do Conselho ou solicitadas pela Academia.




Regimento do Conselho de Utilizadores das Bibliotecas da Universidade do Minho

Preâmbulo

A natureza, funções e forma de funcionamento do Conselho de Utilizadores das Bibliotecas estão definidas no Artigo 24º do Regulamento das Bibliotecas da Universidade do Minho, aprovado pelo Despacho RT-71/2013 e publicado no Diário da República, 2ª Série - Nº 173 de 9 de setembro de 2013:

1. O Reitor designará, por períodos de três anos, um Conselho de Utilizadores das Bibliotecas, composto por 8 a 12 membros, representando todos os interessados, designadamente as unidades orgânicas de ensino e investigação, docentes, investigadores, trabalhadores não docentes e não investigadores e alunos.

2. O Conselho de Utilizadores das Bibliotecas é um órgão de acompanhamento a quem compete pronunciar-se sobre o funcionamento das bibliotecas.

3. O Conselho de Utilizadores das Bibliotecas, presidido por um professor membro do Conselho, deverá reunir ordinariamente no primeiro trimestre de cada ano, e poderá reunir extraordinariamente a qualquer momento por solicitação do Presidente, do Diretor dos SDUM ou de pelo menos 1/3 dos seus membros.

No respeito pelo disposto acima referido, o Conselho de Utilizadores das Bibliotecas adota um conjunto de princípios que regularão o seu funcionamento, configurados num Regimento com o seguinte teor:

Artigo 1.º

Domínios de Ação

1. O Conselho de Utilizadores das Bibliotecas deverá pronunciar-se sobre assuntos relevantes relativos à interação dos serviços de documentação com os seus utilizadores, em particular sobre:

a) Regulamentos;

b) Funcionamento;

c) Qualquer outro assunto de interesse para os SDUM que lhe seja submetido pelo respetivo Diretor.

2. O Conselho de Utilizadores das Bibliotecas pronunciar-se-á ainda sobre todos os assuntos para os quais for solicitado.

3. Para além dos pareceres que lhe sejam requeridos, o conselho de utilizadores poderá, por iniciativa própria, emitir recomendações em matérias da sua competência.

Artigo 2º

Gestão

Eleito o Presidente dentre os professores da Universidade do Minho que o integram, nos termos do Artigo 24º do Regulamento das Bibliotecas da Universidade do Minho, o Conselho de Utilizadores das Bibliotecas poderá designa um Vice-Presidente, que coadjuvará o Presidente e o substituirá na sua ausência, e um Secretário, a quem compete lavrar as atas das reuniões.

Artigo 3º

Funcionamento

1. Para além do previsto no nº 3 do Artigo 24º do Regulamento das Bibliotecas da Universidade do Minho, o Conselho de Utilizadores das Bibliotecas reunirá regularmente, em regime bimestral.

2. As reuniões serão convocadas pelo Presidente, com pelo menos quarenta e oito horas de antecedência, através de convocatória, que, com indicação do dia, hora e local, bem como da respetiva ordem de trabalhos, será enviada por correio eletrónico a todos os membros.

3. O Conselho de Utilizadores das Bibliotecas só pode deliberar quando esteja presente a maioria dos seus membros.

4. Não se verificando na primeira convocação o quorum previsto no número anterior, será convocada nova reunião no período de uma semana, prevendo-se nessa convocação que o órgão delibere desde que esteja presente um terço dos seus membros, em número não inferior a três.

5. As deliberações são tomadas por maioria absoluta de votos dos membros presentes na reunião, sendo a votação nominal.

6. O Conselho de Utilizadores das Bibliotecas pode convidar para as reuniões, sem direito a voto, outras individualidades consideradas relevante em função dos assuntos a tratar.

7. O Conselho de Utilizadores das Bibliotecas estabelecerá um canal de comunicação com os Utilizadores através de um endereço de correio eletrónico acessível a partir de uma hiperligação na página dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho (USDB).



Livros com história

Livros com história é uma atividade que visa promover a discussão e a reflexão académica em torno de livros e outro material relevante (quer em suporte de papel quer em suporte digital) que sejam considerados merecedores de particular destaque no contexto das diferentes UOEI da Universidade do Minho.

1ª Sessão de Livros com História
Data: 11 de maio de 2023
Local: Biblioteca Geral (campus de Gualtar)
Documento(s): As primeiras aquisições da Biblioteca da Universidade do Minho
Orador: Dr. Eloy Rodrigues
Nesta sessão, apresentaram-se os primeiros documentos que deram entrada nas bibliotecas da UMinho, no momento da sua fundação.

2ª Sessão de Livros com História
Data: 04 de outubro de 2023
Local: Biblioteca Nuno Portas (campus de Azurém)
Documento: Tercero y qvarto libro de architectura de Sebastian Serlio Boloñes (1573)
Orador: Arqº. Domingos Tavares
A 2º sessão de Livros com História, promovida pelo Conselho de Utilizadores das Bibliotecas da UMinho, foi sobre o "Tercero y qvarto libro de architectura” de Sebastian Serlio Boloñes, que teve a apresentação do Professor Domingos Tavares.
Este livro faz parte de "Los siete libros de la arquitectura" de Sebastian Serlio publicados no séc. XVI, e este conjunto de livros é considerado um dos primeiros tratados de arquitetura prático e teórico.

3ª Sessão de Livros com História
Data: 14 de maio de 2024
Local: Biblioteca Vítor Aguiar e Silva (ELACH)
Documento: Encyclopeédie, ou Dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers, par une sociéte d̐e gens de lettres (1751-1780)
Orador: Prof. Ana Ribeiro (ELACH)
A 3ª sessão de Livros com História, promovida pelo Conselho de Utilizadores das Bibliotecas da UMinho, foi sobre a obra Encyclopeédie, ou Dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers, par une sociéte d̐e gens de lettres, publicada por M. Diderot e  M. D'Alembert, entre 1751-1780 e editada em 35 volumes.
A sessão contou com a apresentação da Prof. Ana Ribeiro (ELACH).
"Nenhum homem recebeu da natureza o direito de dar ordens aos outros. A liberdade é uma dádiva do céu, e todo o indivíduo da mesma espécie tem direito a desfrutá-la logo que esteja no uso da sua razão."