"A Minha Ciência Aberta" vem trazer testemunhos na primeira pessoa das melhores práticas de ciência aberta realizadas por membros da Universidade do Minho. Confira os depoimentos publicados, recolha a experiência partilhada e amanhã poderá ser a sua vez de divulgar à comunidade o que tem feito em prol de uma ciência mais aberta, inclusiva e cidadã. Serão publicados aqui mais testemunhos das práticas de Ciência Aberta na comunidade da UMinho!
"A Ciência Aberta representa uma mudança profunda na forma de produzir e partilhar conhecimento científico, garantindo a disponibilização gratuita e digital dos resultados de investigação. No entanto, vai além do Acesso Aberto a publicações e dados, promovendo transparência em todas as fases da investigação, da recolha de dados à comunicação dos resultados, incentivando a reutilização e a colaboração entre investigadores e a sociedade.
A Universidade do Minho tem sido pioneira na implementação destas práticas, integrando nos seus processos de avaliação académica o reconhecimento de iniciativas de Ciência Aberta, valorizando o conteúdo e impacto dos trabalhos científicos em detrimento das métricas tradicionais. A reforma dos processos avaliativos, alinhada com os princípios da Ciência Aberta, promete transformar o panorama da publicação científica e o relacionamento com as editoras, reafirmando o compromisso da Universidade com uma investigação inclusiva e acessível."
Professor Eugénio Campos Ferreira
Vice-reitor para a Investigação e Inovação
Testemunhos de 2024:
Rafaela Rosário
Diretora do Centro de Investigação em Enfermagem, Escola Superior de Enfermagem
José Pacheco
Diretor do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação, Instituto de Educação
Rafaela Granja
Investigadora Auxiliar, CECS, Instituto de Ciências Sociais