Destinatários:
Utilizadores (membros da UMinho) não familiarizados com a ferramenta, interessados em utilizar um aplicativo para a automatização da gestão de referências bibliográficas (recolha, organização e utilização).
Objetivo:
Dar a conhecer as principais caraterísticas do Zotero nas versões Desktop e Web; explicar as diversas formas de recolher referências bibliográficas e documentos em vários recursos (bases de dados, repositórios, motores de pesquisa, etc.) para o Zotero; destacar as funcionalidades que permitem organizar e editar de referências e documentos no Zotero; demonstrar os procedimentos utilizados na integração e edição de citações e referências bibliográficas no Word; apresentar as aplicações da rede social utilizadas na partilha da informação.
Programa:
1. Zotero
- Introdução
- Registo no Zotero
- Instalação Zotero Desktop
- Instalação de plugins e conectores para browsers
2. Zotero Desktop
- Configurar Preferências
- Painel: Visão Geral
- Coleções e Subcolecções
- As Minhas Publicações
- Capturar Documentos
- Integrar com o Microsoft Word
- Organizar a sua biblioteca
3. Zotero Web
- Visão geral
- Criar conta
- Configurar a sincronização do Zotero Web
- Criar Grupos
- Procurar pessoas e partilhar informações
Modalidade:
- Presencial
- Online via Zoom
Duração:
3 horas (com exemplificação prática)
Período:
Ao longo do ano letivo.
Marcação:
a) Ação disponível a pedido - os pedidos de agendamento deverão ser efetuados através do endereço de e-mail formacao@usdb.uminho.pt
b) Ao longo do ano letivo poderão ser promovidas ações deste tipo abertas a toda a comunidade (consulte a agenda de formação)
Observações:
A ação presencial requer disponibilidade de sala equipada com computadores, Internet e projetor.