Requisitar publicações significa poder levá-las para o exterior da biblioteca por um determinado período de tempo.
A requisição de publicações é facultada individualmente a cada utilizador inscrito nas bibliotecas da Universidade do Minho.
Em qualquer circunstância, o utilizador é sempre o único responsável pela publicação requisitada, tendo de indemnizar a biblioteca em caso de dano ou perda da mesma.
O que pode ser requisitado
Todas as publicações são requisitáveis exceto publicações periódicas, obras de referência, material audiovisual, publicações do fundo de reservados e outras obras sinalizadas caso a caso.
Os utilizadores podem reter em sua posse o seguinte número de publicações, consoante a tipologia:
-
Os docentes, investigadores, alunos de terceiro ciclo e trabalhadores não docentes da UMinho - até 30 publicações;
-
Os alunos de segundo ciclo - até 15 publicações;
-
Os alunos do primeiro ciclo - até 10 publicações;
-
Os restantes utilizadores - até 6 publicações.
Para requisitar uma publicação, o utilizador deverá recolhê-la na estante e dirigir-se ao balcão de atendimento, munido do seu cartão de utilizador.
O empréstimo para leitura domiciliária realiza-se por um período 14, 30 ou 60 dias, de acordo com o estatuto do utilizador.
A renovação de requisição de publicações pode ser feita até ao último dia do prazo de empréstimo, pessoalmente ou por telefone nos balcões de atendimento das bibliotecas da Universidade do Minho, através da Internet (no catálogo bibliográfico), utilizando o seu número de utilizador e password, ou via correio eletrónico, através do endereço bibliotecas@usdb.uminho.pt. Os pedidos via correio eletrónico, se efetuados no último dia do prazo de empréstimo, apenas serão satisfeitos se enviados durante o horário de funcionamento das bibliotecas e só podem ser considerados efetivos após receção de mensagem de resposta da USDB.
O utilizador perde o direito à renovação do prazo de empréstimo se deixar ultrapassar a data de devolução da publicação requisitada, se a biblioteca dela necessitar para satisfazer outros pedidos, ou se atingir o limite de 6 renovações.
Os utilizadores podem fazer a reserva de publicações que se encontram requisitadas por outros utilizadores. A reserva pode ser feita pessoalmente no balcão de atendimento, por telefone, correio eletrónico ou através da Internet (no catálogo bibliográfico), utilizando o seu número e código pessoal. Os utilizadores podem deter até 3 reservas em simultâneo.
Depois de entregue pelo utilizador que a tinha em sua posse, a publicação fica reservada para o requisitante até ao final do dia seguinte àquele em que foi devolvida.
A devolução de publicações fora do prazo de requisição está sujeita às seguintes penalizações:
-
Atrasos até 15 dias: suspensão do direito de requisitar e renovar publicações, enquanto não é efetuada a devolução da(s) publicação(ões), e pagamento de penalização monetária no valor de €0.50, por cada dia útil e por cada publicação retida;
- Atrasos superiores a 15 dias: penalização monetária atrás mencionada e suspensão do direito de requisição durante 15 dias, contados a partir da data de devolução da publicação.
- Atrasos superiores a 30 dias: penalização monetária atrás mencionada e suspensão do direito de requisição durante 30 dias, contados a partir da devolução da publicação.